O povo de Deus enfrentou a calamidade em diversos momentos. Fome, sede, perseguição, morte, angústia e destruição já foram nossas vizinhas. Vivemos à beira do caos por inúmeras vezes.

Quando a Assíria estava para invadir Israel e promover todo tipo de violência, o povo teve medo. Afinal, ao seu redor estava um exército pronto para o roubo, assassinato, estupro, violência e desterro. Israel estava a dias de ser levado a outra terra e ter sua vida à mercê de outrem.

Nesse cenário de destruição iminente, Deus dá uma mensagem fulminante:

“Não chamem conspiração tudo o que esse povo chama conspiração; não temam aquilo que eles temem, nem se apavorem.” Is. 8.12

Deus diz algo que parece ser loucura. A ordem é para não temer aquilo que os outros temem! Como isso pode ser assim?

Somos chamados a viver debaixo da certeza que produz paz e esperança. A despeito do desespero do mundo, nós não nos desesperamos porque sabemos que estamos debaixo de outra ordem. Há um Deus, Senhor sobre tudo e todos, que nos ama e nos tem nas mãos! Isso faz toda a diferença.

Nosso cenário é terrível. Os caminhoneiros não sinalizam que retrocederão. O desabastecimento atinge níveis cada vez maiores. O exército se movimenta por todo o país. O governo endurece o braço e apresenta propostas vazias.

O medo tem se tornado protagonista. Afinal, quem sabe o dia de amanhã? Vamos conseguir sair de casa? Vai ter comida pra todo mundo? Os militares vão tomar o poder? Temer vai renunciar? O que será de nós?

Mas nós não somos o povo do medo! Nós sabemos que “o nosso socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” Sl. 121.2. Nossa segurança não está em homens e instituições, mas no próprio Deus eterno. Isso tem que se materializar em corações corajosos! Nossa fé não pode ser de palavras, mas de um povo realmente diferente.

Devemos ser responsáveis e agir de acordo com o momento. A fé bíblica não é ingênua de negar as adversidades e viver como se tudo estivesse magicamente bem. Ser cristão é ser realista. Porém, devemos fazer isso debaixo da certeza que podemos descansar num Pai que é por nós.

É em momentos de real crise que nossa fé se mostra verdadeira ou vazia. Você tem um Deus que governa todo o universo! O desespero não pode te dominar. Ele conhece os fios da sua cabeça. Ele te conhece pelo nome. Ele é o seu Deus, o seu pai! Ele está cuidando de nós.

“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?” Sl. 27:1

 

1 Comment

Vem com a brasileiragem, comenta aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.