A didática de Jesus é apaixonante. Muito do poder do seu ensino reside na força das imagens que quase sempre estão presentes. Jesus era brilhante em tomar coisas absurdamente simples, compreendidas pelos mais pequeninos, para mostrar verdades eternas que muitos adultos sábios não conseguiam enxergar. O padrão continua se repetindo!

Uma das minhas figuras preferidas é a da árvore. Chega a causar constrangimento por sua obviedade a estrutura retórica de Jesus: o fruto está naturalmente ligado à arvore. Macieira só da maçã, laranjeira só da laranja. Fato inconteste. Acabou a discussão. Se está caindo caju, não se trata de um coqueiro. Se o chão está cheio de limão, não há razão em procurar uma goiabeira. Claríssimo, não?

Pois bem, outro autor bíblico que usa a ideia de fruto é Paulo. Mas, diferente de Jesus, mostra do que é composto do fruto do Espírito. A ideia é brutalmente simples: todo crente tem o Espírito. O Espírito vai gerar um fruto exclusivo da árvore que tem este Espírito. E este fruto é: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio”. (Gl. 5:22)

Se você me acompanhou até aqui e, como eu, entende ser completamente irrefutável a argumentação do próprio criador do universo, me diga: o que esta eleição está revelando sobre vários auto-denominados “cristãos”?

Não adianta apresentar nenhum argumento lógico baseado “na necessidade dos tempos”. Simplesmente não interessa o que está acontecendo. Se você é raivoso, arrogante, prepotente, agressivo, cínico, e todas essas mil coisas que vemos todos os dias nas trincheiras das redes sociais, sua árvore está podre. Seu fruto é podre. Você está podre.

O espetáculo satânico de irmãos se digladiando com profusão de xingamentos, cinismos, rancor e ódio, é nada mais que um prato cheio para o mundo entender que nossa mensagem é mentirosa. Nos tornamos inimigos da fé quando permitimos que coisas tão pequenas nos dividam. Afinal, a morte do filho de Deus na cruz é maior que qualquer outra coisa e suficientemente forte.

A crueza do ensino se reflete no próprio cerne do argumento de Jesus! Se você é nova criatura, cheio do Espírito, é imperativo que você o demonstre através de quem é. Ponto finalíssimo. Não há qualquer discussão aqui. Se sua conduta não reflete o Senhor, é porque você não está no Senhor.

Ser cristão, radical, contracultural, impactante, é não vomitar nos outros. É ser contundente, firme e seguro, porém, cheio, encharcado de amabilidade, mansidão, bondade, paciência e domínio próprio. Pasme, não é impossível, não são coisas mutuamente excludentes.

Você não foi chamado para ser o bastião da pureza moral. Sua missão não é cortar a cabeça dos pagãos que não compreendem sua superioridade cristã. Muito pelo contrário, foi para servir um mundo que te odeia, dar sua vida por ele e demonstrar a doçura de um Deus que pune o pecado com extremo rigor, mas convida pecadores ao arrependimento com laços de ternura.

Meu irmão, se você faz parte do lado amargo do facebook, o Senhor Jesus só te dá uma opção: arrependimento. Você não é o novo João Batista que caça as raças de víboras do Brasil contemporâneo. Arrependa-se e levante-se para lutar na política pelo Reino de Deus, mas com um coração transformado, apaixonado por pessoas e por vê-las novas criaturas aos pés do Senhor do universo que nos conquistou por esse amor constrangedor.

Pelo amor do Deus que você diz servir, ame! O Brasil precisa de ternura. Que tal sermos nós?

4 Comments

  1. Eu estava começando a achar que so eu estava vendo as coisas dessa forma e me entristecendo. Como pode? Doi ver meus irmaos em Cristo se degladiando, sem ao menos dar o beneficio da dúvida quanto ao q parece “obvio” Aih encontrei seu texto. Gloria a Deus !

    Curtir

    1. Minha irmã, sua dor é a minha também. Mas o nosso Senhor continua cuidando da Sua igreja, e isso acalma meu coração. Vamos continuar juntos, crendo e buscando nosso Jesus!

      Curtir

  2. Precisamos viver a vida que Deus planejou pra todos nós : porque dEle e por Ele são todas as coisas. À Ele a Honra, Glória e Louvor pra sempre…

    Curtir

Vem com a brasileiragem, comenta aí

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.